Perguntas Frequentes

O que são as Medidas de Autoproteção?

As Medidas de Autoproteção são procedimentos de utilização dos espaços e têm como finalidade a prevenção de incêndios, a manutenção das condições de segurança e a adopção de comportamentos a ter numa situação de emergência.

Porque são necessárias as Medidas de Autoproteção?

As medidas de autoproteção são necessárias porque, certificam que os equipamentos e os sistemas de segurança contra incêndios estão em condições de serem operados permanentemente e que estão a ser correctamente utilizados.

Porque são importantes as Medidas de Autoproteção?

As Medidas de Autoproteção são importantes pois, em caso de emergência, garantem que o pessoal responsável esteja ciente e treinado para abandonar o edifício em segurança e/ou coordenar a evacuação dos restantes ocupantes.

Quando devem ser aplicadas as Medidas de Autoproteção?

As Medidas de Autoproteção devem ser aplicadas sempre, desde o momento de abertura do negócio e durante todo o horário de funcionamento.

Com que frequência devem as Medidas de Autoproteção ser actualizadas?

As Medidas de Autoproteção devem ser actualizadas regularmente aquando de alguma alteração ou manutenção aos equipamentos ou sistema presentes no estabelecimento.

De quem são as Medidas de Autoproteção? Minhas ou do Edifício?

As Medidas de Autoproteção são pessoais e intransmissíveis, pertencem ao responsável pelo negócio e pertencem igualmente ao edifício em que o negócio se encontra sediado, durante o tempo de operação do mesmo.

Qual é o objetivo das Medidas de Autoproteção?

As Medidas de Autoproteção visam primeiro que tudo proteger as pessoas, e só depois os bens materiais e as estruturas.